A Caesb e o GDF avançam na regularização de ligações de água na Fercal, mas os moradores continuam pressionados por cobranças retroativas elevadas e multas acumuladas ao longo dos anos, o que agrava a situação financeira de muitas famílias na região.
As novas regras substituem multas por advertências conforme normas da Adasa, estabelecem um teto para consumo retroativo e permitem parcelamento em até 36 meses, com redução de 50% para usuários da Tarifa Social. Essas medidas visam combater o desperdício e reduzir perdas de água, porém revelam o tamanho do problema acumulado em áreas sem saneamento adequado.
Regularização avança com apoio do governo
O projeto Água Legal criou um ponto de atendimento local que já regularizou mais de mil ligações, unindo esforços da Caesb, da Administração da Fercal e do GDF. Apesar do avanço, a iniciativa destaca a urgência de universalizar o saneamento básico em comunidades que ainda sofrem com conexões clandestinas.
Impacto nas famílias e declarações oficiais
A governadora Celina Leão destacou a importância da ação para proporcionar dignidade aos residentes.
A ação da Caesb de retirar as multas é uma decisão de governo. Isso dá dignidade às pessoas e para as famílias que vivem aqui
Celina Leão
O presidente da Caesb, Luis Antonio Reis, reforçou a parceria com a comunidade e o bom recebimento das propostas.
O GDF, a Administração da Fercal e a Caesb se uniram para regularizar as ligações de água. A comunidade aceitou bem o que foi proposto e estamos trabalhando junto com as pessoas. Criamos um ponto de atendimento com o nosso projeto Água Legal. Já regularizamos mais de mil ligações
Luis Antonio Reis