Os primeiros 12 ônibus elétricos da frota de 90 veículos começaram a operar no transporte público coletivo do Distrito Federal na quarta-feira, 24 de junho de 2026. A iniciativa da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e do Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a empresa Piracicabana, marca o início da transição energética da frota local. Os veículos saem da Rodoviária do Plano Piloto e atendem inicialmente as linhas 109.3, 109.4, 108.5 e 0.110, beneficiando cerca de 25 mil passageiros por dia.
Processo de liberação dos veículos
Após cadastro, licenciamento, vistoria, emplacamento e instalação de validadores, os ônibus entraram em operação nas quatro linhas mencionadas. A frota total de 90 unidades será liberada de forma progressiva conforme os trâmites administrativos e operacionais forem concluídos. Essa etapa garante que cada veículo atenda aos requisitos de segurança e integração com o sistema de transporte existente.
Benefícios da frota elétrica
Os ônibus 100% elétricos reduzem emissões de poluentes e ruído, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e do conforto nos deslocamentos urbanos. A operação inicial demonstra o compromisso do GDF com a mobilidade sustentável no Distrito Federal. Os passageiros das linhas atendidas já podem utilizar os novos veículos em seus trajetos diários.
os veículos serão liberados progressivamente até atingir a totalidade da frota. Segundo ela, a operação inicial envolve quatro linhas que atendem, juntas, cerca de 25 mil passageiros por dia.
Sandra Holanda
A Semob-DF acompanha o desempenho da frota inicial para ajustar eventuais demandas operacionais. A ampliação gradual permitirá avaliar a eficiência energética e a aceitação do público antes da liberação completa dos 90 ônibus.