A jornalista Marina Rossi, da BBC News Brasil, é a convidada do programa DR com Demori, onde discute o avanço da pecuária em plena floresta amazônica. Na atração, que vai ao ar nesta terça-feira (23), às 23 horas, na TV Brasil, Rossi analisa a importância econômica, ambiental e social da rastreabilidade da carne produzida no país e os desafios para cumprir a legislação brasileira. Autora do livro-reportagem O cerco: a Amazônia Invadida pelo Gado, ela revela como a pecuária ocupa ilegalmente vastas áreas da maior floresta tropical do planeta. Em conversa com o apresentador Leandro Demori, a jornalista aborda práticas como a ‘lavagem do boi’ ou ‘triangulação’, explicando que o animal nasce ou cresce em fazendas com passivos ambientais, mas é transferido para propriedades ‘limpas’ antes de ser vendido aos frigoríficos, ocultando sua origem irregular.
Rossi reflete sobre a necessidade de transparência na cadeia produtiva, destacando que os brasileiros devem conhecer a procedência da carne consumida. Ela menciona o plano nacional de rastreabilidade lançado pelo governo brasileiro no final do ano passado, descrito como um projeto ambicioso para monitorar o percurso do bezerro desde o nascimento até o abate. “A rastreabilidade é um caminho”, afirma a jornalista, enfatizando tentativas de implementar sistemas que garantam a procedência. Além disso, a entrevista aborda evidências científicas sobre o impacto climático do rebanho bovino, não apenas pelas emissões diretas dos animais, mas pela cadeia associada ao desmatamento. “O boi ainda é um grande emissor. Mas não é apenas ele que emite. O boi está ali no meio do desmatamento e o desmatamento emite muito gás”, destaca Rossi, pontuando que uma pecuária livre de desmatamento poderia reduzir as emissões.
Após a exibição na TV Brasil, o programa fica disponível no YouTube e no aplicativo TV Brasil Play, com transmissão simultânea em áudio na Rádio MEC e versão em podcast no Spotify. O DR com Demori, ou Dando a Real com Leandro Demori, traz personalidades para debates aprofundados, tendo recebido nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, a deputada federal Erika Hilton, o ex-ministro José Dirceu, o ator Caio Blat, a cantora Zélia Duncan e o fundador da banda Pink Floyd, Roger Waters. A programação pode ser acompanhada pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica.